Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas no mundo falem espanhol. Neste número entram aqueles que têm o espanhol como língua materna e os que o aprendem como língua estrangeira e alcançam um bom nível de fluência.
É muita gente, distribuída em todos os continentes. É meio bilhão de pessoas com as quais você poderia estar falando agora, e aprendendo com eles. São pessoas que produzem conteúdos interessantes que podem ser consumidos por todos que falam espanhol. Por isso, não é errado dizer que aprender espanhol é abrir sua mente para um novo mundo.
Espanhol como língua oficial
Há 20 países que têm o espanhol como língua oficial. São eles: Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guiné Equatorial, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.
Com exceção da Espanha, que fica na Europa, e da Guiné Equatorial, que fica na África, todos os outros países são da América Latina. A América Hispânica inclui todos os países colonizados pela Espanha no período posterior às Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Nestes países e na Espanha, o espanhol é chamado de “castelhano”, pois o idioma teve origem na região espanhola de Castela – o antigo “Reino de Castilla” em espanhol.
Além destes países, a Espanha também colonizou as Filipinas na Ásia, mas o país mais tarde foi invadido e colonizado pelos Estados Unidos, por isso sua língua oficial é o inglês, embora boa parte da população também seja fluente em espanhol.
Alguns países têm mais de uma língua oficial. Na própria Espanha, além do castelhano, há os idiomas galego, basco, catalão e occitano ou aranês. Na Bolívia, se falam também os idiomas quíchua e aimará. O quíchua também é falado no Peru. No Paraguai, fala-se espanhol e guarani.
A Guiné Equatorial é um caso curioso. Suas três línguas oficiais são espanhol, francês e português. Os portugueses exploraram o país de 1471 a 1778, quando cederam o território à Espanha, que comandou o país até sua independência, em 1968.
Espanhol como segunda língua
Hoje, o espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo – não há um consenso, pois dependendo a análise o espanhol é o segundo ou terceiro idioma mais falado. Se considerarmos apenas os falantes nativos, o espanhol é a segunda língua mais falada, se considerarmos nativos e os que a estudaram como língua estrangeira, o espanhol é a terceira língua mais falada do mundo, atrás apenas de mandarim e inglês.
Por incrível que pareça, em países como Alemanha, França, Itália, Suécia, Rússia, Israel e Marrocos, o espanhol é falado por uma porcentagem da população – e, na França, estima-se que três milhões de pessoas sejam fluentes em espanhol. Isso significa mais oportunidade de negócios e turismo para quem fala espanhol.
Importância de aprender espanhol
Como já mencionado, ter a oportunidade de se comunicar com mais de 500 milhões de pessoas é algo que toda pessoa deveria querer.
Os países em que falam espanhol, seja como língua nativa ou segunda língua, têm cultura riquíssima, belas paisagens e são ótimos locais para viajar a passeio ou a negócio.
Aprender um dos idiomas mais populares no mundo só trará vantagens para sua vida pessoal e profissional. Se quiser saber mais sobre nosso método de ensino de espanhol, entre em contato conosco ou inscreva-se no nosso canal do YouTube.